Exame de BERA

o que é exame BERA ou exame PEATE

O Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE), conhecido pela sua sigla em inglês BERA, avalia o percurso do som, desde a sua entrada no ouvido até a chegada no tronco encefálico, analisando a integridade das vias auditivas. Esse é objetivo do exame BERA, do qual vamos falar hoje.

Este é um procedimento para avaliar também o nível de audição, por isso é comum que seja realizado em crianças, principalmente quando apresentam algum sinal de deficiência auditiva ou quando há risco de perda de audição. O exame BERA irá indicar o nível de audição da criança, que pode ser afetada devido a condições genéticas, como a Síndrome de Down ou quando apresentam alteração no teste da orelhinha, teste realizado logo após o nascimento da criança.

Como o exame PEATE é realizado?

O exame BERA ou PEATE é feito com o auxílio de eletrodos de superfície que são fixados na testa e atrás da orelha, para captar a atividade do nervo auditivo e das estruturas do tronco encefálico.

O aparelho passa a emitir estímulos sonoros, que são responsáveis por gerar uma quantidade mínima de eletricidade. Com o resultado da captação dos eletrodos que é transmitida para o equipamento, o médico consegue analisar a capacidade auditiva do paciente.

Em crianças, o exame pode causar leves incômodos e como os pequenos às vezes podem não colaborar para a realização do exame, o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico é feito durante o sono. Em adultos o exame é feito da mesma forma e não causa incômodo algum.

O procedimento dura entre 10 a 30 minutos, por isso especialistas recomendam que a criança realize o exame em um horário que esteja habituada a dormir para que a criança não se mexa e acabe interferindo no resultado do exame BERA.