Neurologia

QUANDO PROCURAR UM NEUROLOGISTA

Cefaleia ou dor de cabeça, distúrbios do sono, dificuldades do movimento (como tremores, tiques, mal de Parkinson) e alguns tipos de demência (como Alzheimer) estão entre as doenças mais comuns nos consultórios do Neurologista.

Saiba mais e fique atento aos principais sinais destas e outras doenças neurológicas, para não perder a chance de se consultar com um especialista e cuidar da saúde.

 

Do que cuidam o Neurologista

O sistema nervoso é formado não apenas pelo cérebro, mas também pela medula espinhal, raízes nervosas e nervos, além dos músculos. O neurologista é o médico responsável por manter, diagnosticar e tratar este sistema, estudando profundamente as doenças neurológicas, com grande conhecimento e experiência sobre medicamentos, interações medicamentosas e suas ações. 

 

Conheça agora as doenças neurológicas mais comuns:

 

Acidente Vascular Cerebral (AVC): AVC, popularmente chamado de DERRAME, que acomete mais frequentemente a população com mais idade, pode ser isquêmico, quando um coágulo bloqueia o fluxo sanguíneo no cérebro, ou hemorrágico, causado pelo rompimento de um vaso sanguíneo que irriga o cérebro, como, por exemplo, o aneurisma.  Hipertensão, diabetes do tipo 2, colesterol alto, sobrepeso, obesidade, tabagismo, uso excessivo de álcool, idade avançada, sedentarismo e histórico familiar estão entre as principais causas. O AVC ou o aneurisma pode causar uma variedade de alterações físicas motoras, como alterações da fala e dificuladade de andar.

 

Aneurisma: é uma área frágil na parede de um vaso sanguíneo, que provoca uma protuberância ou aumento do vaso. O rompimento do vaso pode causar um AVC hemorrágico com falta de fluxo de sangue para o cérebro.

 

Enxaqueca: é uma doença que pode ser completamente incapacitante em seus momentos de crise. Nas mulheres que usam anticoncepcional, a enxaqueca pode ainda elevar os riscos de AVC.

 

Esclerose múltipla: mesmo ainda sem cura, a esclerose múltipla pode ser controlada sob os cuidados do neurologista. O desafio é evitar as crises, pois são nelas que novos comprometimentos funcionais podem surgir.

 

Mal de Alzheimer: a perda da memória é um dos sintomas mais conhecidos da doença, que avança com o envelhecimento.

 

Mal de Parkinson: também relacionada ao envelhecimento, o mal de Parkinson é caracterizado pelo comprometimento motor, geralmente acompanhado por tremores. Esportes de impacto na cabeça, como boxe e MMA, também podem favorecer o surgimento da doença.

 

Meningite: inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser provocada por vírus ou bactéria, e a melhor forma de prevenção é a vacinação.

 

Miopatia: doença muscular que atinge a fibra do músculo causando fraqueza, câimbras, rigidez ou espamos.

 

Atenção Aos Sintomas Neurológicos

A Academia Brasileira de Neurologia alerta sobre os principais sintomas que exigem o acompanhamento de um neurologista.

  • Dificuldade de engolir;

  • Fraqueza de braços ou pernas, tremor, câimbra, formigamento, tontura ou  desequilíbrio;

  • Dores de cabeça;

  • Distúrbios da memória;

  • Anormalidades na visão (visão dupla, perda de campo visual);

  • Perdas de consciência e desmaio;

  • Dores musculares sem nenhuma causa aparente;

  • Dificuldades para andar;

  • Alterações na fala.

  • Sintomas que podem indicar meningite, como dor de cabeça, febre e rigidez de nuca;